Ensinamento do Mês – Agosto 2017

ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA

SUBJETIVISMO E OBJETIVISMO

É a tendência do ser humano prender-se aos seus próprios pontos de vista; isso acontece com mais frequência entre as mulheres. Trata-se de uma tendência altamente perigosa, porque aquele que sustenta inflexivelmente as próprias opiniões, considerando-as verdadeiras, julga o próximo baseado nelas, de modo que as coisas não acontecem como se esperava. Geralmente essas pessoas torturam-se a si próprias e aos seus semelhantes.

É necessário que o homem aprenda a analisar-se objetivamente, isto é, crie em si uma “segunda pessoa” que o veja e critique. Tal prática evitará muitos problemas.

O Sr. Ruiko Kuroiwa, ex-diretor do antigo jornal Yorosu-tyoho e famoso tradutor de romances, também cultivava a Filosofia. Fui ouvinte assíduo das suas palestras. Citarei um trecho que ouvi e me impressionou muito: “Todo homem nasce mes¬¬quinho. Para aperfeiçoar-se, deve cultivar uma segunda personalidade, ou seja, nascer pela segunda vez.” Estas palavras fi¬caram gravadas na minha mente e esforcei-me no sentido de co¬locá-las em prática na minha vida, o que me trouxe muitos benefícios.

18 de Março de 1950

Comentários não disponíveis.