Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes
Os Ensinamentos foram escritos por Meishu-Sama em estreita união com Deus. Meishu-Sama os denominava “Escrituras Divinas”. Como estes representam a própria Vontade de Deus, o espírito de quem os lê se purifica e a pessoa vai galgando níveis de Iluminação mais elevados, se transformando naturalmente em um ser humano paradisíaco. Meishu-Sama dizia: “Ler os meus ensinamentos é receber Johrei através dos olhos.”
Ele é o ato purificador empregado pela nossa Igreja, o qual, através da imposição da mão, projeta a Luz de Deus diretamente na alma, despertando-a instantaneamente. Em japonês, a palavra Johrei é constituída de dois ideogramas: 浄(Joh), que significa “purificação”, e 霊(rei), que significa “espírito”. Portanto, literalmente, Johrei significa “purificação do espírito”.
Embora possa parecer que o Johrei tem por objetivo a cura das doenças, na verdade, não é só isso. Ele tem um significado muito maior. Em poucas palavras, poderíamos dizer que ele é um método de criar felicidade. O Johrei transforma a pessoa sem a intervenção humana, deixando as pregações para segundo plano. Ele é a oportunidade que Deus, em Seu infinito amor pela humanidade, nos deu para, por meio dos milagres, comprovarmos Sua existência.
A causa de todo sofrimento humano são nuvens espirituais que ele acumula em seu espírito. A purificação é o processo de eliminação dessas nuvens. A doença, a pobreza e o conflito são formas de purificações. No entanto, dentre os processos purificadores, a doença é o mais importante, porque ela tem relação com a nossa vida. Quando conseguirmos resolver o problema da doença, a pobreza e o conflito serão naturalmente solucionados. O meio mais simples e infalível de solucionar os problemas é justamente o Johrei, método de eliminar as nuvens do espírito. Por esse motivo, o Johrei não visa somente à cura da doença.
As nuvens espirituais se formam a partir do sonen e do espírito das palavras do ser humano. Em outros termos, o sonen que pertence ao mal, como insatisfação, ódio, insulto, inveja, ira, mentira, desejo de vingança, apego etc., nublam o Mundo Espiritual. Vejamos, agora, as palavras. As queixas em relação à Natureza, como por exemplo, o mau tempo, o clima e a safra ruim; críticas e ataques verbais às pessoas; gritos e vaias; fofocas e intrigas; repreensões, lamúria e outras expressões desse tipo têm origem no mal e nublam o Mundo do Espírito das Palavras, que se posiciona logo após o Mundo do Sonen. Quando a quantidade acumulada desses diversos tipos de nuvens espirituais ultrapassa certo limite, surge um tipo de toxina que causa distúrbio à vida humana. Por esse motivo, ocorre a purificação natural. Esta é a lei do Céu e da Terra.
Não. As nuvens do Mundo Espiritual, ao mesmo tempo em que influenciam a saúde humana, impactam também o meio ambiente. Afetam a vegetação e, em especial, os produtos agrícolas, tornando-se a causa da má colheita e do alarmante aparecimento de pragas na lavoura. As tempestades e as inundações, por exemplo, são ações purificadoras do espaço entre o céu e a Terra. Dissipá-las pela força do vento e lavá-las com a água da chuva é a finalidade da tempestade.
Canalizar a Luz de Deus através do Johrei é um ato de amor, significa qualificar-se para eliminar não só as próprias tragédias, como as tragédias alheias por meio da Luz de Deus. Para tornar-se apto para ministrar o Johrei, a pessoa deverá assistir, nas unidades religiosas, às aulas de primeiras noções messiânicas, através das quais tomará conhecimento dos princípios básicos da fé que nos foi legada por Meishu-Sama. Ao completar o curso e passar por uma entrevista com o ministro, a pessoa poderá receber o Ohikari (Luz Divina), tornando-se um ministrante de Johrei.
O Ohikari é o sacrário em cujo interior se encontra o ideograma da palavra “Luz” (光:hikari), escrito por Meishu-Sama. Os efeitos do Ohikari se manifestam quando, pendurado no pescoço, junto ao peito, na altura do plexo solar, e, em atitude de oração, o ministrante pede permissão a Deus e a Meishu-Sama para servir como Seus instrumentos para canalizar a Luz Divina. Isso ocorre porque da letra hikari se irradiam poderosas ondas de luz.
A esse respeito, temos as seguintes palavras de Meishu-Sama: “As letras caligrafadas por mim irradiam luz e fazem com que o sentido contido nelas se manifeste.” “Quando eu escrevo essa letra [hikari], a energia das ondas de Luz é transmitida por intermédio do meu braço para o pincel e deste para o papel, ficando impregnada de forma concentrada nesta letra (como é algo difícil de explicar, por hora, vou usar o termo “concentrada”). Assim, a palavra hikari está ligada por elos espirituais com a fonte da Luz, situada dentro do meu corpo, que fornece ondas de Luz incessantemente. É claro que a atividade do elo espiritual que me liga a KanzeonBossatsu[Deus] ocorre de maneira idêntica, e Dele me são transmitidas, ilimitadamente, as ondas de Luz para a salvação da humanidade.” Em outra ocasião, ao ser questionado por uma jornalista sobre o que aconteceria aos Ohikari após o seu falecimento, Meishu-Sama respondeu: “Do Mundo Espiritual, poderei manifestar essa Força o quanto quiser.”
Sim, ela pode participar de inúmeras atividades e dedicações.
Se a pessoa tiver o sentimento de servir a Deus e ao próximo, ela pode participar de praticamente todas as atividades desenvolvidas pela nossa Igreja: receber Johrei e recomendá-lo a outras pessoas; participar dos cultos, estudar os Ensinamentos; praticar a oferta monetária de gratidão;participar das dedicações internas da Igreja (limpeza, recepção etc.), das dedicações com as flores, das atividades com o belo, dos programas de Agricultura e Alimentação Natural, de hortas caseiras e muitas outras.
Preces, Cultos
e Oferendas
Ela representa Deus Supremo, Miroku Oomikami. De maneira simplificada, nós a chamamos de “Imagem da Luz Divina”. Ela é composta de cinco ideogramas japoneses, que significam respectivamente:
- 大 – dai – grande, magnífico
- 光 – ko – luz
- 明 – myo – claridade absoluta, brilhante
- 真 – shin – verdade, verdadeiro
- 神 – shin – Deus
As três reverências e três palmas são uma maneira de cumprimentarmos respeitosamente os três mundos: Divino, Espiritual e Material.
O juntar das mãos simboliza a união espírito-matéria, sendo que a mão esquerda representa o espírito e a direita, a matéria. No momento das palmas, o ato de recuar ligeiramente a mão direita para baixo da esquerda, significa que reconhecemos que o espírito precede a matéria.
A vibração espiritual do som das palmas representa a grande alegria pela bondade Divina, ou seja, o Universo se descortina, a porta do Céu se abre e a grandiosa Luz Divina transborda, preenchendo todo o ambiente.
É o meio através do qual nós nos comunicamos com Deus. Por meio das orações, louvamos a Deus, agradecemos as graças, comunicamos sentimentos, pedimos ajuda e bênçãos. Todavia, as orações não são uma via de mão única: elas nos permitem estabelecer uma relação de reciprocidade com Deus, com Meishu-Sama, com os ancestrais e antepassados…
Toda vez que oramos, reafirmamos a consciência de que Deus e o Mundo Espiritual existem e que viemos à Terra com a missão de servir como Seus instrumentos na sagrada obra de salvação da humanidade e de construção do Paraíso Terrestre.
AmatsuNorito significa, literalmente, “Oração do Céu”.
Sua composição remonta a tempos imemoriais e evoca as divindades da purificação e todos os entes divinos que foram criados por ordem de Deus, no princípio dos tempos. A razão que levou Meishu-Sama a adotá-la reside na elevação e intensidade da vibração espiritual do som de seus fonemas que, após terem recebido alguns ajustes por parte de Meishu-Sama, purificam intensamente o Céu e a Terra. É por este motivo que ela é entoada em japonês.
Através da oferta monetária de gratidão materializamos o nosso sentimento de gratidão a Deus, reconhecendo que tudo Dele provém, a começar pela nossa própria vida. É importante que a oferta monetária de gratidão seja espontânea e represente a nossa sincera gratidão e o nosso compromisso com Deus de servir e participar da Sua divina Obra.
Os cultos são ofícios religiosos através dos quais buscamos alcançar a perfeita harmonia entre o Céu e a Terra, expressamos nossa gratidão a Deus, a Meishu-Sama e aos Ancestrais e Antepassados pelas incontáveis bênçãos e proteção que nos são concedidas e solicitamos a permissão para sermos utilizados como instrumentos na Obra Divina. Assim, a participação nos cultos do Solo Sagrado e das unidades religiosas é de suma importância para fortalecermos e aprofundarmos a nossa fé e termos uma vida agraciada.
Cultos Diários (matinal e vesperal); Culto Mensal de Agradecimento; Culto de Ano-Novo e de Fundação da Igreja Messiânica Mundial; Culto do Paraíso Terrestre; Culto às Almas dos Ancestrais e Antepassados; Culto do Natalício de Meishu-Sama.
As oferendas representam a nossa gratidão a Deus por tudo o que Ele nos concede através da Natureza.
Meishu-Sama construiu três Solos Sagrados no Japão como protótipos do Paraíso Terrestre. Seu objetivo era que, à medida que o seu sentimento fosse ganhando ressonância no coração das pessoas, outros Solos Sagrados fossem construídos em vários pontos do planeta, ampliando-se até o Paraíso na Terra tornar-se uma realidade. No Brasil, temos o Solo Sagrado de Guarapiranga.
O Solo Sagrado, representa espiritual e materialmente, o centro da Obra Divina, de onde emana a Luz da Salvação. Não seria exagero afirmar que ele expressa a essência da doutrina e da missão da Igreja Messiânica Mundial, que é a construção do Paraíso Terrestre. Ele é o principal assento de Deus e o mais importante local de encontro com Meishu-Sama.
É um local de rara beleza, onde se acham perfeitamente harmonizados o belo natural e o belo criado pelo homem. Por conseguinte, qualquer pessoa que o visite purificará seu espírito maculado pelas condições do mundo, e sua alma, completamente árida, será regada na própria fonte. Assim revigorada, seu trabalho renderá mais e, naturalmente, seu caráter também se elevará. Por isso, a contribuição do protótipo do Paraíso Terrestre para o espírito das pessoas da sociedade é inestimável.