Ensinamento do Mês – Agosto 2019

ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA

DOMINE O “GA”

Na vida quotidiana do homem, não há coisa mais temível do que o “ga” (eu, ego). Isso pode ser bem compreendido se repararmos para o facto de que, no Mundo Espiritual, a eliminação do “ga” é considerada o aprimoramento fundamental.

Quando eu era da Igreja Omoto(1), encontrei, no “Ofudesaki”(2) as seguintes frases: “Não há coisa mais temível do que o ‘ga’; até divindades cometeram erros por causa dele.” E também: “Devem ter ‘ga’ e não devem ter ‘ga’; é bom que o tenham, mas não o manifestem.”

Fiquei profundamente impressionado, pela perfeita explicação da verdadeira natureza do “ga” em frases tão simples. É escusado dizer que elas me induziram a uma profunda reflexão.

Havia, ainda, esta frase: “Em primeiro lugar, a docilidade.” Achei-a extraordinária. Isto porque, até hoje, para aqueles que seguiram docilmente os meus conselhos, tudo correu bem, sem fracassos. Há pessoas que não são bem-sucedidas por terem um “ga” muito forte. É realmente penoso ver os constantes fracassos decorrentes do “ga”.

Como foi exposto, o princípio da Fé é não manifestar o “ga”, ser dócil e não mentir.

18 de fevereiro de 1950

1 – Igreja Omoto: Religião nova, fundada por Nao Deguti.

2 – “Ofudesaki”: Ensinamentos escritos pela fundadora.

Comentários não disponíveis.